quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Texto.

Divulgamos aqui um dos textos que intregará o Jornal Tal (em construção), que pretendemos distribuir na semana próxima. O texto é assinado pela Chapa Tal. 


O centro acadêmico

O que é um centro acadêmico? Pergunta aparentemente simples, mas complexa. Grosso modo, um centro acadêmico é a agremiação estudantil responsável por representar os estudantes de um determinado curso. Mas, representar os estudante para quem? Para os próprios estudantes? Para a direção? Para a sociedade? A resposta certa são todas as alternativas anteriores? E o que é representar os estudantes para os próprios estudantes? E para a direção? E para a sociedade?

Outra vez, são questões complexas cuja resposta adequada depende de tanta reflexão (ainda mais se tratando de um centro acadêmico de filosofia!) que aqui só podemos esboçar algumas tentativas de resposta. Representar os estudantes para os próprios estudantes é mediar a deliberação de respostas coletivas, é fazer com que seja possível que cheguem a decisões democráticas democraticamente encontradas. Representar os estudantes para a direção é defender o interesse da coletividade, cuja finalidade só pode ser a educação, a aprendizagem e, principalmente no caso da filosofia, a reflexão.  E representar os estudantes à sociedade só pode ser, assim, defender a educação e a democracia na qual estão inseridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A chapa tal agradece o seu Comentário. Gostaríamos de pedir, porém, que eles sejam feitos de forma construtiva e sejam assinados (afinal, a liberdade de expressão defendida em nossa constituição proíbe o anonimato). Obrigado!